Cabo Óptico ASU X Cabo Óptico AS – Qual a Diferença?

Dois dos cabos ópticos mais importantes no mercado das telecom tem bastante semelhanças, mas também importantes diferenças. Confira tudo no texto abaixo!

Se você procura por Cabos Ópticos, certamente essa dúvida já passou pela sua cabeça. Tanto os Cabos ASU quanto os Cabos AS são autossustentados e apresentam características parecidas, mas suas aplicações devem ser bem avaliadas diante de suas diferenças. Neste artigo vamos buscar esclarecer algumas diferenças entre eles e como podem ser usados em situações semelhantes ou distintas. Confira abaixo mais sobre esses cabos:

Características dos Cabos Ópticos AS e Cabos Ópticos ASU

Uma das primeiras distinções entre os cabos ASU e AS pode ser notada entre suas siglas. O “U” que as difere diz respeito a Único, isto é, cabos ASU possuem um tubo único. Tanto os cabos AS como ASU devem atender as Normas Brasileiras NBR 14160 e também aos requisitos da Anatel Categoria III.

Cabos ASU –  Cabo Autossustentado de Tubo Único

A sigla ASU vem da característica do cabo e significa Autossustentado de Tubo Único. Isto significa que as fibras ópticas do cabo estão posicionadas em um único tubo loose no núcleo do cabo e que pode suportar até 12 fibras.  Normalmente esses cabos levam também em sua nomenclatura um número responsável por indicar o vão máximo de instalação. Estes cabos são especificados para vãos de até 80m e 120m.

cabo asu, cabo optico asu, cabo 12fo, fibra 12fo

Os Cabos ASU tem normalmente elementos de tração constituídos por dois FRPs (bastões de fibra-resina) reunidos com o tubo loose e uma capa externa de polímero resistente a UV. São recomendados para as instalações nas redes metropolitanas e redes de acesso a assinantes FTTx. São bastante leves e compactos, o que facilita questões como custo e logística para o produto.

Os cabos ASU da YOFC oferecem também características como um excelente desempenho óptico com suporte a tecnologias de transmissão de alta velocidade, por serem fabricados com tecnologia especial da fibra óptica FullBand® G.652.D (Baixo pico d’agua) que suporta as mais variadas tecnologias de transmissão de dados.

Fatores como custo e leveza fazem dos Cabos ASU os preferidos pelos ISPs. A possibilidade de contar com um número reduzido de fibras ópticas no cabo sem a perda de qualidade e confiabilidade óptica e mecânica o torna uma ótima alternativa. Importante ressaltar que estes cabos não são recomendados para aplicações em backbones de altíssima capacidade, pois não possuem a mesma robustez dos cabos AS, como veremos a seguir.

Cabos AS – Autossustentado

Já os Cabos AS autossutendados são indicados para instalações aéreas em postes com vãos máximos de aplicação de até 80, 120 e 200m. São recomendados para redes de backbones interurbanos, urbanos, backhauls e redes de acesso a assinantes FTTx. Tipicamente possuem capacidades de 12 a 144fo, com 2, 6 ou 12 fibras ópticas por tubo loose.

cabo as, fibra as, cabo 144fo, fibra 144 fo

São constituídos tipicamente de um elemento de tração central (FRP) sob o qual são encordoados os tubos loose. A resistência a tração é obtida através do uso de fibras sintéticas de altíssima resistência mecânica (aramida) e possuem qualidades como proteções poliméricas, resistência a raios UV e umidade.

Nos cabos ópticos AS YOFC, você pode encontrar a capacidade máxima de até 144 fibras ópticas, núcleo seco ou totalmente seco e capa em polietileno resistente a raios UV, normal (NR) ou retardante de chama (RC). Soma-se a isto os benefícios de excelente desempenho óptico com suporte a tecnologias de transmissão de alta velocidade com a tecnologia de fibra FullBand® G.652.D que possui excelentes características ópticas e suporta as mais variadas tecnologias de transmissão de dados.

Conclusão: Qual cabo devo escolher?

Podemos concluir que a escolha entre Cabo ASU ou Cabo AS pode variar muito de acordo com o projeto em questão, principalmente pelo número de fibras ópticas necessárias. Para aplicações onde ambas soluções são possíveis e limitadas a 12 fibras ópticas, fatores como peso e custo devem ser levados em consideração. Mas como já mencionado, se for necessária elevada confiabilidade óptica e mecânica do enlace, como nos backbones de altíssima capacidade, os cabos AS são os mais recomendados.

Se você ainda possui dúvidas ou precisa de mais informações sobre cabos e/ou outros produtos da YOFC, entre em contato conosco! Será uma honra lhe atender e contribuir com o seu projeto!