Semana de Diversidade e Inclusão da YOFC – Gente Respeita Gente!

Era uma vez um lugar, cheio de gente diferente
Nele cabia tanta coisa que mal caberia em nossa mente.
Um lugar cheio de som, crença, vida e cor
Como caberia tudo junto senão regado a amor?”

Saiba todos os detalhes sobre a Semana da Diversidade e Inclusão da YOFC intitulada Gente Respeita Gente!

Através da Semana da Diversidade e Inclusão idealizada pelo time de RH-Talent e Marketing, o grande objetivo alinhado entre Ana Santos, Michele Dias, Laryssa Silva, Isabella Sousa e Eduarda Vasconcelos era despertar reflexões que impactassem nas atitudes individuais e coletivas, desenvolvendo a empatia e o respeito após conhecerem mais a fundo as realidades dos grupos abordados, reforçando assim, os valores de Colaboração e Responsabilidade da YOFC.

“A nossa expectativa não era de que todo mundo mudaria comportamentos do dia para noite. Mas sim gerar reflexões através das informações e sugestões apresentadas, promovendo consciência e empatia por diferenças que não precisam necessariamente de amor, mas precisam de respeito em primeiro lugar!”

Mas, por que “Gente Respeita Gente”?

Presente ao final de cada discurso no encerramento das sessões, o slogan “Gente Respeita Gente” é o orientador da campanha. Todos tiveram a oportunidade de dizer em alto e bom e sentir o impacto da frase tão curta, mas tão poderosa.

Respeito vem do latim respectus e significa “atenção” ou “consideração” e, ainda, o respeito inclui cuidado, acolhimento e deferência. Quando não ouvimos ou não aceitamos nada além do que acreditamos como verdade, podemos agir com base em preconceitos e até de forma discriminatória.

Para vivermos em sociedade de forma saudável e construtiva, não precisamos concordar com o que o outro pensa ou amá-lo. Mas é papel de cada um respeitar e entender que, apesar de diferentes, temos os mesmos direitos à igualdade e liberdade de expressão. É por isso que defendemos a importância do respeito, da inclusão e da tolerância. São essas características que nos permitem ser mais livres e viver em uma sociedade mais acolhedora.

A Semana da Diversidade e Inclusão foi planejada aos mínimos detalhes pelo time de RH-Talent e Marketing seis meses antes da sua realização visando amarrar todas as ideias verbais e visuais para o público. No período das preparações, um dos mais importantes fatores estratégicos escolhidos foi a identidade visual para o evento. Com o slogan preenchendo um coração, o qual mais tarde realmente seria posicionado em frente ao coração de cada colaborador, o logo une sensações e valores simbólicos para estabelecer suas cores e formatos.

A partir do logo, uma identidade leve, divertida, convidativa e adorável foi desenvolvida para estar presente em todas as comunicações. O objetivo? Comunicar através das cores, formas e formatos que se dispor a aprender sobre Diversidade e Inclusão não precisa ser pesado, entediante ou constrangedor. Muito pelo contrário!

“Que essa semana seja um convite a submergir num mar de reflexão e empatia e que no final dela, o sentimento que esteja pulsando seja o amor. Que a gente se assuma na posição de não saber de tudo e passemos a respeitar o desconhecido. Afinal, gente respeita gente.” – Ana Santos.

Como foi cada dia e como os temas foram abordados?

Cinco dias, cinco temas. Utilizando-se de informações embasadas, com uma linguagem simples e inclusiva, bem como variadas mídias e dinâmicas, os temas Regiões do Brasil, Etnias, Religiões, PCD’s e Desigualdade de Gênero foram desenvolvidos em sessões distribuídas em diversos horários durante os dias para o colaborador escolher o momento mais confortável para participar.

Regiões do Brasil

No primeiro dia fizemos um tour pelas regiões do Brasil para conhecer um pouco da cultura de cada lugar e aprender algumas expressões e seus significados. Aprendemos a respeitar as raízes das outras pessoas para vivermos bem juntos e que se juntar o que há de bom em cada um, o resultado é maravilhoso!

Etnias

No segundo dia, pudemos refletir sobre como o preconceito sobre raça e etnia ainda está impregnado na sociedade devido ao racismo estrutural e possivelmente em nossos vieses inconscientes. Trouxemos a consciência que precisamos parar de normalizar aquilo que sempre feriu e fere o outro. Aprendemos novas formas de nos expressar substituindo frases que são racistas (mas que não parecem).

Religiões

Já no terceiro dia, descobrimos que não sabemos de tudo sobre as diferentes crenças do Brasil e que justamente por isso, não temos direito à cadeira de juiz. Através de um jogo de perguntas e respostas, descobrimos que precisamos nos unir para que tudo faça sentido ao montar o quebra-cabeça gigante da dinâmica e na vida também.

PCD’s

No quarto dia assistimos um vídeo e nos divertimos com o talento de nossos atores renomados de Hollywood, ou em outras palavras, colaboradores convidados para atuar em um vídeo esquete de forma que pudéssemos entender na prática o que é o Capacitismo. Ressignificamos algumas expressões que muitas vezes dissemos sem pensar no ambiente de trabalho e na vida pessoal. Também aprendemos a diferença entre doença, transtorno e síndrome com um círculo cromático apontando para um exemplo de cada palavra.

Desigualdade de Gênero

No quinto e último dia, fechamos a semana com reflexões importantes sobre a Desigualdade de Gênero. Depois de visualizar dados que evidenciam o impacto dessa problemática no mundo, assistimos a um sarcástico vídeo do Porta dos Fundos, intitulado “Mercado Feminino”.

Ouvimos depoimentos de mulheres e homens sobre situações machismo presenciadas. Esses relatos, ao mesmo tempo em que nos causavam indignação, nos faziam refletir sobre comportamentos machistas que não devem ser reproduzidos. Finalizamos rasgando papéis com frases machistas para representar de forma simbólica que não queremos mais isso para nossas pessoas e para o mundo.

Em um formato repaginado de comunicar este tema de forma mais impactante para nossas pessoas, a Semana da Diversidade e Inclusão se tornou uma boa lembrança. Uma lembrança de que não somos todos iguais e isso é ótimo! Num mundo perfeito, todos teríamos as mesmas oportunidades e passaríamos pelas mesmas dificuldades, igualmente. Numa sociedade desigual, é injusto ter o mesmo parâmetro para todos da mesma forma. Um objetivo não pode ser seu próprio meio.

Reconhecemos que temos um longo caminho a percorrer e a Campanha “Gente Respeita Gente” marca mais um passo importantíssimo em direção à incorporação da diversidade e a inclusão no ambiente corporativo da YOFC!

 

Confira o feedback de alguns colaboradores:

“Parabéns pelo evento, estão de parabéns 🎊 obrigado pela Campanha, pode ter certeza que valeu a pena o esforço.”

“O evento abriu os meus olhos para um mundo do outro que eu não vivo, mas preciso conhecer e respeitar.”

“Parabéns a todos pela organização do evento! Achei uma ótima ideia criar uma semana para falar sobre assuntos tão importantes! A semana contribuiu para a conscientização das pessoas e atualização sobre assuntos da nova geração. 👏🏽❤️”

“Continuem assim com esses eventos de qualidade para os associados, tenho certeza que todos aprendemos coisas que podem nos tornar melhores pessoas. Parabéns 👏🏻”

“Foi um evento muito especial, com temas bastante interessantes, é bom pra aprimorar nossos conhecimentos.”

“Foi um evento com temas super importantes, onde aprendemos e nos divertimos ao mesmo tempo, importante para que possamos aos poucos mudar o mundo, com certeza iremos nos policiar para não falar o que não é correto e assim por diante.”

“Adorei a semana de D&I pois os assuntos pautados durante a semana são muito importantes e poucas pessoas possuem conhecimento. O evento foi muito bem organizado.”

“O conhecimento passado, o esforço dos times, a diversa disponibilidade de horário para que todos pudessem participar e a mensagem principal de amor, respeito e de que não sabemos de tudo, achei muito importante refletirmos sobre.”

“O evento foi incrível. Todos os dias as meninas abordaram os temas com muita clareza e com dinâmicas que tornaram muito fáceis o consumo do conteúdo.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *